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LIDERANÇA NOVOS GESTORES E COMPETÊNCIAS DE GESTÃO

LIDERANÇA NOVOS GESTORES E COMPETÊNCIAS DE GESTÃO

Liderança: Existem no Brasil, como em qualquer outro país do mundo, profissionais de diversos segmentos comerciais, industriais e de serviços que são, tecnicamente, considerados como excelentes e em seguida são alçados à cargos ou função gerencial, sem que tenha ocorrido a devida preparação para assumir os gigantes desafios que a modernidade e o contexto econômico financeiro impingem ao exercício destas funções.

“Novas situações na gestão das empresas exigem mudanças nas técnicas de liderança e gerenciamento que permitam que as organizações possam suplantar as novas exigências do ambiente organizacional”

Não podemos perder de vista que existe vitais diferenças entre o ato de gerenciar, que depende de qualidades de gerenciamento, e o ato de liderar, que prescinde de qualidades de liderança, haja vista que muito embora pareçam ser atividades iguais, elas são na prática, atividades complementares, e nem sempre as qualidades e características de cada uma estão presentes em uma só pessoa.

DO TREINAMENTO DE LIDERANÇA E GESTÃO

Normalmente as organizações querem que os seus gestores sejam competentes em ambas as situações, liderança e gestão, e isto obriga as áreas responsáveis pelos treinamentos repensarem o conteúdo oferecido aos novos líderes e gestores, à partir do estudo dos modelos de gestão organizacional que estão sendo praticados atualmente.

Ocorre então uma mudança radical na missão dos consultores de gestão, que passou a ser a de capacitar as competências e qualidades consideradas como essenciais, que são descritas pelas empresas, ao divulgarem suas vagas, nos perfis comportamentais esperados dos candidatos, não somente nos casos de contratações de líderes, como também na contratação de gestores.

Preparar o mercado em geral, seja os candidatos, para que se capacitem com aquelas competências e qualidades, como também as empresas, para que preparem seus quadros dentro das suas reais necessidades, para que descrevam os perfis de contratação dentro da sua realidade funcional, tudo isto é obrigação dos consultores empresariais, das áreas de recursos humanos e de treinamento, interno e externo.

CONTEÚDOS BÁSICOS DOS TREINAMENTOS

Os treinamentos de liderança e gerenciamento devem dirigir seus esforços no sentido de primar na excelência dos conteúdos lecionados, atualizando e adaptando os antigos e tradicionais conhecimentos, os quais certamente não podem ser deixados de lado por representarem a base conceitual que moveu a economia até o nosso momento, porém, estes devem ser atualizados e adaptados aos novos desafios e situações contemporâneas.

Assim, é necessário que as ferramentas tradicionais sejam revisitadas à luz das novas necessidades organizacionais.

PRINCIPAIS DESTINATÁRIOS

Este pequeno estudo destina-se principalmente aos profissionais que assumiram ou pretendem assumir funções de liderança e funções gerenciais, dentro do contexto que reputamos, genericamente, como lides gerenciais, relativas à aspectos de liderança e gestão.

Reputamos que eles devem passar por treinamento intensivo através dos bons cursos, e ou, treinamento de coaching individual ou pequenos grupos de no máximo 12 participantes, permitindo assim maior interação entre o treinador e o treinado, que vai redundar em maior aproveitamento.

RESULTADOS ESPERADOS DESTA MUDANÇA NO TREINAMENTO

O principal objetivo é que o novo líder e o novo gestor adicionar novos conhecimentos e qualidades, desenvolvendo desta forma novas competências em liderança e gerenciamento, que lhe habilitem a melhor enfrentar os desafios que irá encontrar no seu dia-a-dia, e que as ferramentas que conhecer possam ser implementadas de forma a solucionar os problemas cotidianos.

À título de reflexão pessoal, oferecemos abaixo algumas questões úteis, as quais se estudadas com afinco e profissionalismo irão produzir frutos e conclusões abalizadas para cada caso individual.

  • Você já desenvolveu a capacidade de identificar os problemas cotidianos?
  • Você consegue identificar as metas consideradas essenciais para o sucesso da sua empresa?
  • Você tem facilidade de aprende e utilizar métodos de gestão que permitam a melhoria contínua objetivando atingir metas?
  • Você está acostumado à se subordinar ao cumprimento dos principais indicadores de desempenho da sua equipe, ou ainda de itens de controle que permitam monitorar a eficiência nos processos, de trabalho e produção?
  • Você já conhece ferramentas comportamentais que podem levar as relações humanas à um nível maior de excelência?
  • Você já se capacitou para a administração de conflitos calcados no agir com racionalidade e maturidade?
  • Você sabe como promover o espírito do trabalho em equipe em sua empresa?
  • Você tem a consciência de que o trabalho em equipe é fator decisório para a sua sobrevivência profissional e a sobrevivência organizacional da sua empresa?
  • Você está acostumado/ou disposto ao fornecimento de feedback,tanto de suas ações, quanto dos seus comandados, subsidiando o poder decisório ao escalão superior, com autoridade e responsabilidade?
  • Você já possui uma equipe aos seus cuidados, sob seu comando?
  • Sua equipe está comprometida com o sucesso dos encargos que lhes são confiados, cumprindo a estratégia da organização, e seguindo as medidas de execução à risca?

Autoria:

Walmir da Rocha Melges em 19.02.2018, versando sobre os conceitos básicos e introdutórios de Gestão Empresarial, em especial sobre  as novas situações na gestão das empresas exigem mudanças nas técnicas de liderança e gerenciamento que permitam que as organizações possam suplantar as novas exigências do ambiente organizacional, Liderança e Gerenciamento.

 

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